Esplendorosa Munique

Munich – a capital da Baviera

Enquanto o mundo vinha ao Brasil para a Copa do Munda da FIFA 2014 eu e o Rafa fomos para a Europa. Mais uma vez Rafa foi participar de dois congressos, um em Praga e o outro em Veneza. Iniciamos nossa viagem por Munique, cidade alemã capital da região da Baviera.

A Baviera (Bayern em alemão e Bavaria em latim) é um dos 16 estados germânicos. Localizado na parte sudeste do país tem como capital a bela cidade de Munique, nosso primeiro destino na Alemanha.

MAPA_1

Chegamos em Munique numa sexta-feira (20/07/2014) pela manhã e apesar de estarmos a um dia do início do verão a temperatura era bastante amena. Felizmente a ausência de calor não influencia em nada os dias bastante longos,  um privilégio de viajar para a Europa nesta época do ano.

Voamos Lufthansa direto de São Paulo para Munique. O acesso ao centro da cidade pode ser feito via trem/ metrô. Ao desembarcar siga as placas S-Bahn (na verdade é um S dentro de uma circunferência verde), quando estiver próximo ao metrô você vai ver as máquinas para compra do ticket, super fácil!). Há vários tipos de tickets. A melhor opção é um ticket chamado Partner Day Ticket, custa E$11,00 por pessoa e dá direito a utilizar todo o transporte público da cidade durante 24 horas. O aeroporto encontra-se afastado do centro (zona 4) por isso a tarifa um pouco cara. Há duas linhas que levam ao centro, a S8 (amarela) e a S1 (azul), escolha a S8 que é mais rápida.

Mapa do transporte público em Munique

Mapa do transporte público (trem e metrô) em Munique

Nosso hotel ficava ao lado da estação de metrô Karlsplatz e próximo à estação central de trem, a Hauptbahnhof, que liga Munique a outros destinos na Alemanha e na Europa. A região não é das mais nobres, porém achei bem localizada por estar perto da Marienplatz (um dos principais destinos da cidade) e ao lado do metrô. Ficamos hospedados no Hotel Bayer´s, um hotel contemporâneo com quartos espaçosos e confortáveis. Talvez a região mais encantadora para se hospedar em Munique seja o outro lado da Marienplatz mais próximo ao Rio Isar, consequentemente os preços são mais elevados. No geral a hospedagem em Munique não é barata.

É impossível falar de Munique e não pensar em Adolf Hitler. Foi aqui que em 1920, depois de ter sido liberado pelo exército que Hitler tornou-se o presidente do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – NSDAP, mais conhecido como partido Nazista. Foi aqui também que em 1923 foi preso ao tentar dar um golpe no governo da região da Baviera.

Há vários outros fatos e acontecimentos que ligam Munique ao nazismo de Hitler. Caso esteja indo a Munique e tenha interesse no assunto eu recomendo a leitura deste post no blog Alemanha Por Que Não? da Angela Arten-Meyer.

Deixando a História para trás vamos falar um pouco sobre o que fizemos e do que curtimos em Munique. A cidade é facilmente visitada a pé. São poucas as atrações que necessitam do transporte público para acessá-las e a maioria delas estão concentradas em bairros vizinhos.

 O CENTRO DA CIDADE

Karlsplatz e Marienplatz

As regiões da Karlsplatz e da Marienplatz são sem dúvida alguma os pontos mais turísticos da cidade. Comércio, restaurantes, cervejarias, edifícios históricos, artistas de rua, por lá tem de tudo um pouco.

Karlsplatz

Karlsplatz

A Karlsplatz, também conhecida por Stachus fica numa confluência de ruas e avenidas bem movimentadas e por isso há uma passagem subterrânea para o pedestre. Nesta passagem subterrânea há diversas lojas, mercado, além de acesso a trens e metrô. A praça é dominada por uma bela fonte e pelo portão medieval Karlstor. Do outro lado da praça está o edifício Justizpalast, o tribunal de justiça.

Karlsplatz - fonte e e Justplatz ao fundo

Karlsplatz – fonte e e Justizpalast ao fundo

Karlsplatz - Kalrstor Gate atrás de mim

Karlsplatz – Karlstor Gate atrás de mim

Justizpalast

Justizpalast

Ao cruzar o Portão Karlstor você estará na principal zona de comércio e também na rua (Neuhauser Strasse) que leva a Marienplatz, podemos dizer que o Portão Karlstor é a porta de entrada para a cidade antiga.

Fonte na Karlsplatz a noite

Fonte na Karlsplatz a noite

A Marienplatz é o coração de Munique e o belo edifício Neues Rathaus (Nova Prefeitura) enche os olhos. Construído entre os anos de 1867 e 1909, a nova prefeitura é bem grande. A fachada é toda em estilo meio gótico e no centro há a torre do relógio. Muito bonito e muito cheio!!

Marienplatz

Marienplatz – Neues Rathaus (Nova Prefeitura)

A hora mágica (entardecer) na Karlsplatz

A hora mágica (entardecer) na Karlsplatz

Igreja Frauenkirche – a igreja da pegada do diabo

Por esta região também se encontra diversas igrejas, entre elas está a Frauenkirche. Essa igreja possui duas torres com um tipo de cúpula no topo e a fachada é de tijolo a vista. A igreja foi fortemente danificada durante a Segunda Guerra e foi restaurada durante 1947 e 1957.

Fachada da Igreja Frauenkirche - Munique

Fachada da Igreja Frauenkirche – Munique

Há uma lenda muito curiosa envolvendo a construção da igreja. Diz a lenda que o arquiteto Jörg von Halspach foi desafiado pelo diabo a construir uma igreja sem janelas e que ele aceitou o desafio. Quando a igreja ficou pronta o arquiteto apresentou sua obra ao diabo a partir de um ponto em que o mesmo não via as imensas janelas levando-o a acreditar em seu triunfo. Neste momento o diabo “crava” sua pegada no piso da igreja para segundos depois perceber que havia sido enganado. Essa pegada encontra-se logo na entrada e é conhecida como “a pegada do Diabo”.

Frauenkirche e a "pegada do diabo"

Frauenkirche e a “pegada do diabo”

Interior de Igreja Frauenkirche - Munique

Interior de Igreja Frauenkirche – Munique

Viktualienmarket

Próximo a Mareinplatz fica o Viktualienmarket, um mercado de rua que vende de tudo um pouco e que obviamente também conta com um beer garten. Para o meu paladar, as barracas de queijo são paradas obrigatórias.

Viktualienmarket - o homem da baviera em seu traje típico

Viktualienmarket – o homem da baviera em seu traje típico

Viktualienmarket - Munique

Viktualienmarket – Munique

Viktualienmarket - Munique

Viktualienmarket – Munique

Mais sobre Munique no próximo post! Fique ligado!

Anúncios

5 Respostas para “Esplendorosa Munique

  1. Uma beleza essa Munich!!! Estive lá em 2009 e adorei a organização de tudo, transportes, museus, praças, passeios e até o castelo de Neuschwanstein.. belissimo!

  2. Pingback: Nobre Munique | Farrabadares·

  3. Muito legal, ótimas dicas, estamos indo para munich e por coincidência reservamos o Bayer’s….pelo que tudo indica aeroporto –> Munich de trem numa boa ok???? Obrigado!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s